Páginas

27 de maio de 2010

Resumo do nosso projeto

Resumo
Realização de pesquisas esclarecedoras sobre a compra de votos, através de métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas); realização de cursos informativos em colégios e em órgãos públicos; fiscalização das eleições 2010 (através da formação de um comitê de combate à corrupção eleitoral).
Objetivos
Geral: Pesquisar sobre a estrutura do Poder Judiciário Eleitoral, sobre os Crimes Eleitorais e sua aplicação, sobre os princípios constitucionais aplicáveis aos crimes eleitorais, sobre o crime de corrupção eleitoral, sobre a captação irregular de sufrágio, a necessidade de mudanças na leitura dos crimes eleitorais.
Específicos: Conseguir dados através de pesquisas (realizadas via questionários quantitativos e qualitativos) com a população sobre o nível de corrupção nas eleições, fazendo ao mesmo tempo uma campanha informativa que vise mostrar a importância do voto consciente, da denúncia e o papel da sociedade civil organizada, do Ministério Público Eleitoral, da OAB e dos sindicatos e associações neste combate.
Metas: Fazer uma conscientização sobre a importância do voto na sociedade democrática, colher dados que comprovem ou não os altos índices de corrupção eleitoral.

Demandas sociais com as quais este projeto pretende interagir
O projeto irá interagir com todas as classes sociais. No entanto, o atendimento à população está focado nas classes mais pobres e na classe média.

Articulação entre o ensino e a pesquisa em função das demandas sociais
Para atender melhor às demandas da sociedade o projeta está organizado em ciclos de palestras, que se iniciarão em maio de 2010, com o tema “a importância do voto”. Este tema envolve conteúdos de diversas disciplinas: Ciências Políticas (dentre os conteúdos estão: Política, Poder e Democracia, Formas de Governo, Partidos Políticos, Ética Política), Direito Constitucional (Princípios constitucionais aplicáveis aos crimes eleitorais), Direito Eleitoral (Crimes Eleitorais, Processo Penal Eleitoral, a Captação Vedada de Sufrágio, Estrutura do Poder Judiciário e seus Órgãos). Pretende-se, assim, ensinar à população como se desenvolve o processo eleitoral, como denunciar crimes eleitorais, como ajudar à sociedade a combater à corrupção. São conteúdos que se desenvolvem em torno da problemática do pleno exercício dos direitos políticos pela população.
Promover-se-á o conhecimento através do acesso ao saber, através dessa intervenção solidária dos estudantes em uma relação respeitosa entre o conhecimento popular e o científico.
A integração da atividade de pesquisa com o ensino ocorrerá através do colhimento de dados com a população que receberá as palestras. Os dados serão colhidos através de questionários quantitativos e qualitativos. Eles nos fornecerão informações a respeito da compra de votos.
Portanto essa articulação tem como objetivo principal informar à população a respeito da importância do voto, através da conscientização dos problemas do sistema eleitoral atual. A pesquisa sobre os crimes eleitorais ajudará aos estudantes a compreender melhor essa categoria de delito para combatê-los junto com a sociedade.

Relação dialógica com a sociedade

Pretende-se criar um envolvimento da sociedade com o projeto de forma gradual e recíproca, através de debates, palestras e compartilhamento de opiniões a respeito dos crimes eleitorais no país. O papel da sociedade será de extrema importância, pois será a partir de sua participação que o grupo de pesquisa e extensão conseguirá obter os dados necessários para o desenvolvimento do projeto (através de questionários e entrevistas).

Metodologia
Pesquisa de campo, utilizando-se de métodos quantitativos e qualitativos, tais como questionários e entrevistas; e pesquisa bibliográfica. Organização das reuniões: uma por semana, juntamente com o orientador.

Impacto
Na população atendida: O público alvo do projeto (as classes sociais desfavorecidas economicamente) será conscientizado sobre os crimes eleitorais, como a compra de votos, as propagandas eleitorais antecipadas e a “boca de urna”, através de campanhas realizadas pelo grupo, por meio da divulgação nas ruas, nas escolas, nos órgãos públicos. Para isso serão utilizados outdoors, folders, panfletos e meios de comunicação, tais como rádio e televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário